Mas o que poderia ser tão importante que merecesse uma postagem própria? Simples: As fogueiras são "tóxicas". Mas acalme-se, leia a publicação por completo e você entenderá. Não é nada muito grave.
As fogueiras "são" reações químicas. Nelas, o combustível orgânico é convertido em gás carbônico e água, liberando calor, que nós usamos para as mais diversas coisas, desde cozinhar, aquecer, iluminar, até para proteção! O problema é que as fogueiras liberam Monóxido de Carbono (CO).
Vocês já perceberam que o fogo do fogão é meio azulado, enquanto o da fogueira é bem alaranjado? Isso ocorre porque o fogo do fogão é bem oxigenado (por isso a chama sai dividida nos diversos buracos da boca do fogão), enquanto o fogo da fogueira é mal oxigenado, ocorrendo uma queima incompleta. Simplificando, o fogo solta várias coisinhas (o carbono) que precisam se ligar com oxigênio para poderem sair perfeitamente. Contudo, nas fogueiras, nem sempre isso ocorre, e, por conta disso, é liberado o CO, que é tóxico. Ele não tem cheiro, não tem cor, nada que possa nos indicar sua presença. Obs.: É por isso que nossas panelas ficam pretas no fogo da fogueira. Esse carbono, quando não consegue "pegar" nenhum oxigênio, gruda nas nossas panelas.
Chama azul de fogão |
Chama laranja de fogueiras |
Enfim, não estou decretando aqui o fim das fogueiras nem nada do gênero, nem o fim do churrasco (o que seria de nós sem ele!), mas, essa foi uma postagem para avisar, se você tem um contato MUITO frequente com fogueiras e coisas do tipo, tente ficar algum tempo sem mexer com isso, algumas semanas, e não deixe de ir ao médico frequentemente para evitar problemas futuros no pulmão. Agora, se você, assim como eu, só mexe com fogo de vez em quando, no churrasco, em uma ida ou outra na mata, um dia especial de cozinhar com o fogão à lenha, relaxe, não tem mal algum!
Termino a publicação por aqui, espero que você tenha gostado de aprender mais sobre como as fogueiras "funcionam, sobre como evitar doenças respiratórias devido ao fogo e espero que tenha sido útil para você!
Não se esqueça de comentar na publicação e, se possível, compartilhar em grupos e para seus conhecidos.
Leonardo Neves Ruiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, sejam educados. Obrigado por comentar! :)