domingo, 5 de agosto de 2018

Você tem muito contato com fogueiras?

Pessoal, venho hoje aqui com um post não muito longo mas que é muito interessante e muito útil para todos que têm contato direto com fogueiras.
Mas o que poderia ser tão importante que merecesse uma postagem própria? Simples: As fogueiras são "tóxicas". Mas acalme-se, leia a publicação por completo e você entenderá. Não é nada muito grave.


As fogueiras "são" reações químicas. Nelas, o combustível orgânico é convertido em  gás carbônico e água, liberando calor, que nós usamos para as mais diversas coisas, desde cozinhar, aquecer, iluminar, até para proteção! O problema é que as fogueiras liberam Monóxido de Carbono (CO).

 Vocês já perceberam que o fogo do fogão é meio azulado, enquanto o da fogueira é bem alaranjado? Isso ocorre porque o fogo do fogão é bem oxigenado (por isso a chama sai dividida nos diversos buracos da boca do fogão), enquanto o fogo da fogueira é mal oxigenado, ocorrendo uma queima incompleta. Simplificando, o fogo solta várias coisinhas (o carbono) que precisam se ligar com oxigênio para poderem sair perfeitamente. Contudo, nas fogueiras, nem sempre isso ocorre, e, por conta disso, é liberado o CO, que é tóxico. Ele não tem cheiro, não tem cor, nada que possa nos indicar sua presença. Obs.: É por isso que nossas panelas ficam pretas no fogo da fogueira. Esse carbono, quando não consegue "pegar" nenhum oxigênio, gruda nas nossas panelas.


Chama azul de fogão


Chama laranja de fogueiras
Porém, não trago apenas más notícias! A quantia de Monóxido de Carbono que a fogueira libera é pequena. Se você não tem contato frequente com fogueiras, churrasqueiras (ou qualquer coisa que tenha o fogo alaranjado como o da fogueira), fique tranquilo, essas substâncias que entram no seu corpo sairão (dentro de no máximo 120 dias). O problema aqui é se você tem contato frequente (e com frequente eu quero dizer, quase que diário, ou mais de 2 vezes por semana) com elas. Fique tranquilo, mesmo que você interaja muito com fogueiras, fogões à lenha, churrasqueiras, não vai morrer por conta disso nem nada do gênero (SE VOCÊ FICAR POR MUITO TEMPO PRÓXIMO DEMAIS DESSAS FONTES DE FOGO OU USÁ-LAS EM LOCAIS FECHADOS, O RISCO DE MORTE EXISTE SIM! ALGUNS LEITORES DO BLOG PERDERAM AMIGOS E PARENTES POR CONTA DE RESPIRAR PRÓXIMO DEMAIS DE FOGUEIRAS POR ALGUM TEMPO, E OUTROS JÁ TIVERAM SUAS VIDAS AMEAÇADAS AO ACENDER FOGO EM LOCAIS FECHADOS! NÃO FAÇA ISSO EM LOCAIS SEM VENTILAÇÃO E/OU SEM CHAMINÉ! NÃO RESPIRE PRÓXIMO DEMAIS DESSE TIPO DE FOGO SEM PROTEÇÃO ADEQUADA!). Só que, com o passar do tempo, seus pulmões podem apresentar vários problemas... Se você tem algum parente (geralmente idoso) que cozinhava diariamente em fogões à lenha, você deve ter notado que essa pessoa já teve falta de ar ou sentiu algo de diferente na respiração. Como eu dizia, não é nada grave, mas gera consequências, e eu acho que são consequências que ninguém aqui quer ter, não é mesmo?

Enfim, não estou decretando aqui o fim das fogueiras nem nada do gênero, nem o fim do churrasco (o que seria de nós sem ele!), mas, essa foi uma postagem para avisar, se você tem um contato MUITO frequente com fogueiras e coisas do tipo, tente ficar algum tempo sem mexer com isso, algumas semanas, e não deixe de ir ao médico frequentemente para evitar problemas futuros no pulmão. Agora, se você, assim como eu, só mexe com fogo de vez em quando, no churrasco, em uma ida ou outra na mata, um dia especial de cozinhar com o fogão à lenha, relaxe, não tem mal algum!

Termino a publicação por aqui, espero que você tenha gostado de aprender mais sobre como as fogueiras "funcionam, sobre como evitar doenças respiratórias devido ao fogo e espero que tenha sido útil para você!
Não se esqueça de comentar na publicação e, se possível, compartilhar em grupos e para seus conhecidos.

Leonardo Neves Ruiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, sejam educados. Obrigado por comentar! :)