domingo, 5 de agosto de 2018

Avaliação ("Review"): Canivete Coleman Ember II

Olá pessoal! Hoje venho com uma publicação um pouco diferente das que faço usualmente no blog! Uma avaliação de um produto. Eu estou montando um E.D.C. que se adapte bem ao meu dia-a-dia atual e que seja realmente útil e que não custe muito caro. Um dos primeiros itens que pensei foi a lâmina. No MEU dia-a-dia, não vejo a necessidade de uma lâmina muito grande e mais bruta como a de um canivete comum, pois eu moro perto de onde estudo e dificilmente preciso ficar cortando coisas, além de que, eu não tenho nenhuma pretensão de usar facas para defesa pessoal, já que não tenho nenhum treinamento para tal e prefiro algo como sprays de defesa. Todos sabemos que, a princípio, quando se fala em canivetes multi-função, todos pensam em Victorinox e em seus canivetes com 10.000 funções e que viram até um carro. Esses equipamentos, apesar de terem uma qualidade muito grande, são exorbitantemente caros, logo, eu não teria como adquirir um agora. Por conta disso, dei uma pesquisada para achar um canivete com funções que me seriam úteis, pequeno, leve, de qualidade e com um bom custo-benefício. Foi então que eu encontrei o Ember II da Coleman.

Especificações (medidas e conferidas por mim):

  •  Esse equipamento possui 7,5 cm de comprimento, 2 cm de largura e 1,5 de espessura, o que o torna bastante pequeno e fácil para ser transportado em qualquer bolso ou chaveiro. 
  • Peso de 55 gramas, ou seja, muito leve, podendo ser colocado até mesmo em kits de primeiros socorros.
  • Funções: Lâmina, tesourinha, abridor de latas, abridor de garrafas, chave de fenda, saca-rolhas, lixa, chave philips e empurrador de cutícula. Portanto, possui pelo menos 9 funções muito úteis (exceto o empurrador de cutículas, porque eu não faço a mínima ideia de como usá-lo). Além de ter uma argola que possibilita sua colocação em chaveiros ou mosquetões.
  • Custo entre R$30,00 e R$50,00 em grandes lojas na internet, logo, ele é bem mais barato que a maioria dos canivetes multi-ferramentas comuns.

Após ter testado a maioria de suas funções eu pude chegar a um veredito. É uma ferramenta bem construída, rígida, que cumpre bem o que promete, além de poder ser transportada em pequenos bolsos da calça ou dentro de estojos e outros bolsos da mochila sem incomodar nem pesar. Sua estrutura é bastante forte e seu material é de qualidade. A lâmina é bem afiada e, apesar de pequena, é um excelente quebra-galho para se ter em mãos. A tesoura também é de qualidade e consegue cortar papel e coisas pequenas muito bem.


O único ponto ruim que vi nele é que, ele é tão rígido, que algumas ferramentas são até um pouco difíceis de serem tiradas, mas, para mim, isso não é um problema muito grande, já que é melhor assim do que estando frouxo.

Onde pode ser usado:

  • Chaveiros (junto à chave do carro, da casa ou qualquer outra que você portar), por ser bem leve e pequeno
  • Kits de primeiros socorros
  • Dentro de de sub-kits em mochilas de sobrevivência, mochilas de trekking, camping, Bug out Bags, entre outros.
  • Em caixas de pesca
  • No bolso
  • Dentro de bolsas de mão femininas e mochilas comuns

 


 
A publicação termina por aqui, espero que tenha sido uma postagem útil a todos, principalmente àqueles que estavam em busca de um canivete multi-tool. Não deixem de comentar e divulgar a postagem ao máximo de pessoas possível. :)

Obs.: Esta não é uma publicação patrocinada.

Leonardo Neves Ruiz


Você tem muito contato com fogueiras?

Pessoal, venho hoje aqui com um post não muito longo mas que é muito interessante e muito útil para todos que têm contato direto com fogueiras.
Mas o que poderia ser tão importante que merecesse uma postagem própria? Simples: As fogueiras são "tóxicas". Mas acalme-se, leia a publicação por completo e você entenderá. Não é nada muito grave.


As fogueiras "são" reações químicas. Nelas, o combustível orgânico é convertido em  gás carbônico e água, liberando calor, que nós usamos para as mais diversas coisas, desde cozinhar, aquecer, iluminar, até para proteção! O problema é que as fogueiras liberam Monóxido de Carbono (CO).

 Vocês já perceberam que o fogo do fogão é meio azulado, enquanto o da fogueira é bem alaranjado? Isso ocorre porque o fogo do fogão é bem oxigenado (por isso a chama sai dividida nos diversos buracos da boca do fogão), enquanto o fogo da fogueira é mal oxigenado, ocorrendo uma queima incompleta. Simplificando, o fogo solta várias coisinhas (o carbono) que precisam se ligar com oxigênio para poderem sair perfeitamente. Contudo, nas fogueiras, nem sempre isso ocorre, e, por conta disso, é liberado o CO, que é tóxico. Ele não tem cheiro, não tem cor, nada que possa nos indicar sua presença. Obs.: É por isso que nossas panelas ficam pretas no fogo da fogueira. Esse carbono, quando não consegue "pegar" nenhum oxigênio, gruda nas nossas panelas.


Chama azul de fogão


Chama laranja de fogueiras
Porém, não trago apenas más notícias! A quantia de Monóxido de Carbono que a fogueira libera é pequena. Se você não tem contato frequente com fogueiras, churrasqueiras (ou qualquer coisa que tenha o fogo alaranjado como o da fogueira), fique tranquilo, essas substâncias que entram no seu corpo sairão (dentro de no máximo 120 dias). O problema aqui é se você tem contato frequente (e com frequente eu quero dizer, quase que diário, ou mais de 2 vezes por semana) com elas. Fique tranquilo, mesmo que você interaja muito com fogueiras, fogões à lenha, churrasqueiras, não vai morrer por conta disso nem nada do gênero (SE VOCÊ FICAR POR MUITO TEMPO PRÓXIMO DEMAIS DESSAS FONTES DE FOGO OU USÁ-LAS EM LOCAIS FECHADOS, O RISCO DE MORTE EXISTE SIM! ALGUNS LEITORES DO BLOG PERDERAM AMIGOS E PARENTES POR CONTA DE RESPIRAR PRÓXIMO DEMAIS DE FOGUEIRAS POR ALGUM TEMPO, E OUTROS JÁ TIVERAM SUAS VIDAS AMEAÇADAS AO ACENDER FOGO EM LOCAIS FECHADOS! NÃO FAÇA ISSO EM LOCAIS SEM VENTILAÇÃO E/OU SEM CHAMINÉ! NÃO RESPIRE PRÓXIMO DEMAIS DESSE TIPO DE FOGO SEM PROTEÇÃO ADEQUADA!). Só que, com o passar do tempo, seus pulmões podem apresentar vários problemas... Se você tem algum parente (geralmente idoso) que cozinhava diariamente em fogões à lenha, você deve ter notado que essa pessoa já teve falta de ar ou sentiu algo de diferente na respiração. Como eu dizia, não é nada grave, mas gera consequências, e eu acho que são consequências que ninguém aqui quer ter, não é mesmo?

Enfim, não estou decretando aqui o fim das fogueiras nem nada do gênero, nem o fim do churrasco (o que seria de nós sem ele!), mas, essa foi uma postagem para avisar, se você tem um contato MUITO frequente com fogueiras e coisas do tipo, tente ficar algum tempo sem mexer com isso, algumas semanas, e não deixe de ir ao médico frequentemente para evitar problemas futuros no pulmão. Agora, se você, assim como eu, só mexe com fogo de vez em quando, no churrasco, em uma ida ou outra na mata, um dia especial de cozinhar com o fogão à lenha, relaxe, não tem mal algum!

Termino a publicação por aqui, espero que você tenha gostado de aprender mais sobre como as fogueiras "funcionam, sobre como evitar doenças respiratórias devido ao fogo e espero que tenha sido útil para você!
Não se esqueça de comentar na publicação e, se possível, compartilhar em grupos e para seus conhecidos.

Leonardo Neves Ruiz.

Entendendo o Sawyer Mini

Olá pessoal, estou iniciando um conjunto de publicações no blog que deve falar sobre purificação e obtenção de água, eu quero ser um pouco mais aprofundado nesses quesitos para que possamos entender melhor os objetos que usamos no nosso "dia-a-dia" da preparação, trilhas, acampamentos, pescarias e o que mais você fizer relacionado à área.




Bem, aposto que a grande maioria de vocês já deve ter ouvido falar sobre o filtro Sawyer Mini. Ele é um filtro bastante potente que ficou famoso na área da sobrevivência por filtrar cerca de 100.000 galões americanos de água, o que equivale à, aproximadamente, 380.000 litros de água, tudo isso sem precisar trocar nenhuma peça. Convenhamos, é muita coisa!

Eu tenho notado que falta, na área da preparação e sobrevivencialismo, um pouco mais de conhecimento aprofundado sobre certas coisas. Muitos de nós temos ou gostaríamos de ter um filtro como esse, pois ele promete limpar a água de inúmeros micróbios. Porém, nós apenas confiamos nas informações do fabricante ou apenas testamos o gosto da água e colocamos nossa confiança sobre um produto, como se ele fosse milagroso. Por conta disso, hoje eu venho até vocês para explicar o funcionamento do filtro e dizer se ele é ou não é eficaz.

De acordo com o fabricante, 99,99999% das bactérias (salmonela, cólera e E. coli) e 99,9999% dos protozoários (cryptosporidium e giárdia). Contudo, vamos analisar com calma o poder desse pequeno.


O filtro da Sawyer Mini funciona assim, são microfibras que funcionam como uma peneira, barrando qualquer tipo de objeto ou ser que seja maior que os seus "furos". Esses furos dele possuem 100 nanômetros de tamanho, o que é absurdamente pequeno. Para vocês terem uma ideia, 100 nanômetros são 0,0000001 metro. É até difícil de imaginar algo tão minúsculo. 

Inclusive, nem os microscópios comuns enxergam essa pequenez! Para enxergar partículas tão pequenas, nós precisaríamos de um ultramicroscópio. O filtro é tão pequeno que ele é chamado de ultrafiltro, perdendo apenas para os filtros médicos, que são MUITO potentes, mas precisam de maquinários para funcionar. Como esse a baixo.
Mas observar o tamanho do filtro não ajuda em nada se não observarmos o tamanho das coisas que ele promete filtrar, correto? Então vamos lá!
(Lembrando, o filtro barra qualquer coisa maior que 100 nanômetros)

  • Bactérias: Possuem um tamanho que varia de 200 nanômetros à 5000 nanômetros. Então, pelo menos a maioria absoluta das bactérias ele vai filtrar (as fontes de pesquisa estarão todas no final da postagem). Ou seja, realmente, 99,9% das bactérias seriam filtradas no processo.
  • Protozoários: São superiores a 200 nanômetros. Ou seja, mais um grupo que não passará, em sua grande maioria, pelo filtro. Logo, realmente 99,9% dos protozoários serão filtrados.
  • Vírus: São maiores que 20 nanômetros, ou seja, alguns vírus poderiam passar pelo filtro facilmente. O vírus da Hepatite A, por exemplo, tem 27 nanômetros e pode ser adquirido por ingestão de água contaminada. Há diversos vírus que podem adentrar seu corpo da mesma formal. Logo, o filtro não é eficiente contra tais seres.
  • Metais pesados: São substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, bário, cobre, etc. Após longas horas de pesquisa, eu não cheguei a resultados muito conclusivos. Conversei com químicos, li artigos e sites brasileiros e norte-americanos. Porém, Lendo materiais de química eu pude observar que a maioria desses metais, quando estão na água, encontram-se na forma de íons e, portanto, têm menos que 100 nanômetros. A conclusão que eu cheguei é que o filtro até pode conseguir filtrar alguns metais pesados, mas vários podem passar, portanto, não posso garantir que o filtro conseguirá limpar a água de tais resíduos.
  • Radiação: Substâncias radioativas se encontram em forma de moléculas (ligações de átomos) ou átomos propriamente ditos, por conta disso, em sua grande maioria, eles possuem um tamanho menor do que 100 nanômetros. Logo, o filtro não será capaz de retirar radiação da água.
  • Água salgada: As águas dos oceanos e mares são salgados, pois, nelas se encontram inúmeros minerais dissolvidos (a água doce também possui esses minerais mas em menor quantidade, por isso não sentimos um gosto salgado quando a bebemos). Esses sais dissolvidos na água ficam com tamanhos de 0 a 1 nanômetro (em geral). Portanto, não use o filtro para beber água do mar, pois ele NÃO É UM DESSALINIZADOR! 
Após tudo isso nós podemos chegar a uma conclusão. O filtro cumpre sim suas promessas, podendo livrá-lo de inúmeras doenças de águas contaminadas. Porém, ele não é um objeto mágico que destrói tudo que nos faz mal, como visto mais acima, alguns vírus e substâncias tóxicas podem sim passar por ele. Isso não significa que ele é ruim, longe disso, já que existem poucos filtros com fibras menores do que 100 nanômetros e que podem ser usados com a praticidade que ele possibilita. Um filtro pequeno e portátil com capacidade próxima a de um usado em hospitais. Ou seja, ele é um excelente companheiro para suas aventuras, mas não se esqueça de checar se as águas do local que você vai possuem contaminação química de metais pesados ou coisas do gênero. É muito interessante que você leve água sanitária porque ela é capaz de matar alguns vírus. Assim, somando táticas de purificação, você poderá ter uma aventura muito mais tranquila e segura!




Espero que você tenha gostado da publicação. Não esqueça de comentar se tiver qualquer dúvida ou se quiser expor sua opinião. Sejam respeitosos! Obrigado! :)

Fontes:
Apostila pré vestibular COC (frente de química)
https://sawyer.com/products/mini-filter/
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/bacterias.htm
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/bacterias-2-estrutura-modo-de-vida-e-classificacao.htm
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/bacterias/14905
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3136046/mod_resource/content/1/AULA%20BACT%C3%89RIAS.pdf
https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=569
https://www.estudopratico.com.br/protozoarios-reproducao-doencas-e-caracteristicas/
https://biomania.com.br/artigo/protozoarios
https://www.euquerobiologia.com.br/2012/07/protozoarios-adaptacoes-especiais.html
http://www.geocities.ws/paschiavo/tam.html
http://revistaonlineilustradabrasileira.blogspot.com/2011/01/virus-tamanho-e-formas.html
https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/02/os-maiores-virus-ja-descobertos-sao-brasileiros-conheca-os-tupanvirus.shtml
https://www.roche.pt/hepatites/hepatitea/virus.cfm
https://www.mdsaude.com/2012/01/doencas-da-agua.html
https://www.lenntech.com.pt/processos/pesado/remocao-metais-pesados.htm
http://blogdosinventores.com.br/metodo-de-remocao-de-metais-pesados-de-agua/
https://www.earth.com/news/filters-remove-heavy-metals-water/
https://www.futurity.org/filters-metals-water-1498012/
http://news.rice.edu/2017/07/27/heavy-metals-in-water-meet-their-match-2/
https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Lead_2__#section=Chemical-Vendors
https://pt.slideshare.net/xnathyx1/radiao-na-gua
http://www.portalmacauba.com.br/2013/05/o-carvao-ativado-remove-materiais.html
http://www.saudeintegral.com/artigos/agua-sanitaria-e-o-desinfetante-mais-eficaz.html
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/11/131117_agua_sanitaria_tratamento_pele_lgb