terça-feira, 28 de julho de 2015

Acampamento Selvagem - Parte 1

Olá pessoal, voltando aqui com mais uma publicação depois de um tempinho parado, me desculpem por isso. Bem o assunto de hoje é sobre Acampamento Selvagem, como foi pedido por um dos leitores do blog a um tempo.

O acampamento selvagem pode ser feito de duas maneiras:

O com poucos equipamentos (mais ligado ao bushcraft)


E o que usa (nem sempre muito, porém mais) equipamento (mais ligado ao sobrevivencialismo)


Vou tentar exemplificar cada um:

O acampamento selvagem mais estilo bushcraft é quando a pessoa que vai acampar leva uma bolsa com poucos itens, apenas os mais básicos e que são realmente necessários, alguns que possuem mais experiencia e conhecimento vão apenas com a roupa do corpo, ou se você for um doido, ir acampar pelado e sem nada em uma ilha no atlântico por 60 dias mais isso eu não recomendo nem se você for o Rambo, bem esse acampamento consiste em conseguir os 4 recursos básicos para sobrevivencia, você tem que conseguir:



1º - Água, ela é o recurso numero 1 em prioridade, já que vivemos poucos dias sem ela (aproximadamente 3), para isso a pessoa que está acampando deve achar meios de obtê-la para isso também deve ter o conhecimento de como achar água POTÁVEL, água corrente, cristalina, sem animais mortos, já é um bom lugar para coletar água, levar itens para filtrar ou ferver também são uma boa, saber onde extrair água de plantas como cipós ou musgos também, coletar água da chuva , água de cavernas geralmente estão limpas pois são filtradas pelas rochas e possuem mais minerais, mas cuidado com  fezes de morcegos e alguns outros perigos em encontrá-las


2º - Abrigo, eu considero-os como o segundo item mais importante em prioridade, pois ele serve para te dar uma segurança extra e protege do frio e/ou da chuva até por que ficar molhado em um acampamento selvagem desse estilo não é nada bom. Eles podem ser feitos de diversas maneiras, desde os mais simples aos mais complicados, acampar apenas com toldos ou redes também são comuns nessa prática, se for abrigo de rede ou toldo eu nem preciso explicar como se faz, agora se for abrigo natural você tem a opção de construir o seu baseado no local onde está e baseado nos materiais que tem e nos animais da região, e também tem a opção de adaptar algum local para passar a noite, como fazer um quebra vento com rochas ou dormir em uma caverna, depende do local.



3º - A terceira prioridade é fogo, esse recurso é muito importante para você poder se alimentar melhor, para purificar água e até aquecer, esse recurso é precisos mas dependendo da localização, clima e dos materiais disponíveis pode ser muito difícil obtê-lo, se levar um isqueiro provavelmente ficará mais fácil, se levar iscas de fogo, pederneiras, etc. tudo depende de como você vai fazer, mas se prefere fazer com pederneira ou com fricção tenha PRÁTICA E CONHECIMENTO, não ache que só por que você viu fulano fazendo que é fácil e você vai chegar lá e fazer de primeira tranquilinho, teoria e prática tem que trabalhar juntas para essa situação!



4º - Comida, esse recurso apesar de ser o último não é pouco importante. Sem comida nós duramos 30 dias, mas aproximadamente do dia 13 ao 30 você já vai estar quase sem energia para mais nada e num acampamento selvagem isso não é muito bom. A comida pode ser obtida de 4 maneiras, você leva, você caça, você pesca ou come as plantas da floresta (desde que você saiba qual é comestível!) existem muitas maneiras de obtê-las, um kit prático de pesca ajuda bastante, conhecimento para fazer armadilhas e estudar a flora da sua região também podem salvar sua vida!



Agora vem a parte dos equipamentos, quais o pessoal geralmente levam, eu vou tentar explicar, lembrem-se que esse é apenas um modelo e que você deve adapta-lo!

- Faca de caça (faca comum que todos levam em acampamento)
- Facão ou machadinha (para fazer os trabalhos com madeira)
- Arma para caça (seja arco, espingarda não importa, mas essa é opcional!!!)
- Barraca, rede e/ou toldo (também são opcionais por que esse estilo geralmente você faz o abrigo)
- Panelas (a não ser que você seja ninja e faça panelas de barro eu recomendo levar)
- Isqueiro ou pederneira (a menos que você saiba fazer fogo com fricção é bom levar!)
- Corda
- Roupas apropriadas (só se você preferir ir pelado né, mas...)
- Bússola
- Cantil (opcional, tem gente que improvisa, mas eu recomendo levar)
- Isca de fogo (opcional)
- Papel higiênico
- Kit pesca compacto (opcional)
- Kit de primeiros socorros
- Equipamento para contatar pessoas caso dê algum problema!

Essa é a lista, a maioria dos equipamentos são opcionais, tem gente que leva metade disso ai e consegue passar uns dias tranquilo, mas obviamente eles têm E-X-P-E-R-I-Ê-N-C-I-A, então, se você entrou nessa agora nem pense em ir só com uma faca feita de osso completamente nu na amazônia que você não vai voltar mais.

Essa foi a parte 1 desse post, espero que vocês tenham gostado, não esqueçam de compartilhar para que mais pessoas tenham acesso ao blog, não esqueçam de comentar ali em baixo que eu respondo!

Obrigado.







3 comentários:

  1. Muito boas dicas! Já fui Chefe Escoteiro e fizemos alguns acampamentos selvagens muito bons! (Y)

    ResponderExcluir
  2. excelente, de modo simples e direto mais extremamente capaz, convicto e confiante na abordagem.

    ResponderExcluir

Por favor, sejam educados. Obrigado por comentar! :)