sábado, 16 de maio de 2015

Residencia auto-sustentável, o melhor meio de sobreviver...

Olá pessoal, primeiramente quero pedir imensas desculpas pela demora, mas esses nesses últimos dias foi realmente difícil de conseguir postar; mas hoje voltaremos com tudo, começando com o tema: Residencia Auto-sustentável!


A casa auto sustentável parece um "bicho de sete cabeças" mas acaba sendo algo muito legal de se planejar, ela tem que atender uma série de características deixando-na muito melhor que uma casa comum para morarmos. Se olharmos direito, as casas são como abrigos, porém muito mais complexos e que atende a maior parte de nossas necessidades, mas como não deixa de ser um abrigo, sua função principal é nos proteger enquanto nos traz conforto, porém essa não é a necessidade básica de uma casa auto sustentável! Esse tipo de residencia deve possuir os seguintes quesitos:

- Segurança muito boa
- Produzir o próprio alimento
- Coletar água
- Produzir energia
- Sistema de ventilação e entrada de luz
- Armazenar alimento e itens necessários

A seguir falaremos mais especificamente sobre cada um!


1º - Segurança:
Bem, uma casa auto sustentável deve ter uma segurança muito poderosa, para evitar prejuízos futuros portanto deve seguir mais ou menos o esquema de um forte, eu sei que vocês podem pensar: "Um forte? Se tá loco cara?", mas não eu não estou louco, uma fortaleza define muito bem o conceito de segurança, muros, vigilância, iluminação e defesa interna, e uma casa bem segura precisa dessas mesmas coisas porém com uma certa ajudinha da tecnologia!
- Muros: ter muros altos não é o suficiente, pessoas pulam muros, então certifique-se de colocar mais defesa em seu muro, colocar pregos, ouriços e cerca elétrica juntos podem começar a fazer o invasor pensar melhor antes de invadir sua casa, lembre-se também, não faça um muro fácil de ser escalado como os muitos que vejo por ai, deixe seu muro liso!
- Vigilância: câmeras muito bem posicionadas do lado de fora e de dentro do muro vão intimidar e muito o invasor, não se esqueça de coloca-las por todo perímetro residencial e dentro da casa!
- Iluminação: ta aí algo que os invasores não gostam: Luz! eu sei que podem gastar energia, mas colocar luzes no muro próximo às câmeras e iluminar pontos táticos internamente vão deixar o invasor sem esconderijo, desestimulando-o cada vez mais!
- Espinhos: Sim, os velhos e bons arbustos e cactos colocados encostados ao muro podem deixar a queda ou a escalada do invasor bem mais dolorida!
- Cão de guarda treinado: ele irá proteger a casa e será um bom amigo, um cão de grande porte, treinado pode ser de grande ajuda na segurança!
- Portão: coloque um interfone com câmera no portão e coloque um bem forte, lembre-se de não colocar também um muito vazado, quanto mais aberturas, mais eles podem ver sua casa ou arremessar um tijolo na sua cara (acredite, já aconteceu isso!)
- Grades nas janela: janelas protegidas são muito boas também, se ele não tiver por onde entrar, não tem por onde roubar!
- Porta da frente blindada: sim, pode não ser um item muito fácil de conseguir, mas tenha certeza que se um cara conseguir passar por todas as defesas anteriores a porta e não conseguir arrombá-la, será a coisa mais frustrante que ele já terá feito na vida!
- Armas: ter uma arma pra se proteger dentro de casa vai te ajudar muito, e eu não estou falando que você precisa ter uma .50 não, uma besta, espada, taser, lança, qualquer coisa que possa te defender, e quanto mais pessoas da casa usarem essas armas, mais ferrado está o invasor!
- Celulares em locais táticos: já viu aqueles casos de bandidos que entram nas casas e as pessoas acabam em banheiros ou outros locais, então, imagine se eles tivessem um celular escondido lá pra poderem ligar pra policia? (lembrando, um celular muito simples de R$80,00 consegue ligar para a polícia tranquilamente, já que a ligação é gratuita e não necessita de crédito nem chip!)

Com todos esses itens, um possível invasor provavelmente já tiraria sua casa da lista, porque as chances de fracasso são enormes!




2º - Produzir o próprio alimento:
Esse quesito também é um dos mais importantes, até porque, se uma fortaleza se fechar e não produzir comida, seu povo morre de fome! Ter uma boa plantação no seu quintal pode ajudar muito, e quem diz não ter espaço no quintal está muito enganado, você pode fazer uma série de plantações alem do que, você pode chamar algum pedreiro que arranca o piso do quintal e pronto, você tem terra.
- Plantação: você pode plantar uma série de verduras, legumes, frutas e temperos no quintal, uma bananeira ali, uma jabuticabeira acolá, uma laranjeira logo ali, pendurando garrafas no muro ou usando canos, bambus, etc., você poderá plantar muitas coisas nele. Use a criatividade, se plantar em todos os locais possíveis com certeza logo terá muita comida; uma horta, legumes em volta do muro, arvores frutíferas nos cantos, e se em vez do seu jardim você fizesse uma plantação? Com certeza seria mais útil, porém dá trabalho, mas com a colaboração dos membros da família, o trabalho sai bem feito (que tal colocar a criançada pra ajudar, com certeza eles gostarão!)
- Criação: obviamente que na cidade você não pode criar vacas nem nada do tipo, mas se pensarmos direito, quem sabe um tanque de peixes que não seja tão grande? Um galinheiro? Criar coelhos? Existem uma série de animais de pequeno porte fáceis de se criar em casa, mas lembre-se, regularize tudo e limpe sempre para não ter problemas!

Se sua casa produzir pelo menos 75% do alimento que consomem vocês já sobreviveriam um bom tempo sem depender de ninguém! O ideal é 100% de independência, mas isso é muito difícil, só que devagar você consegue chegar lá, tem que usar a cabeça!


3º - Coletar água:
Seguindo o mesmo principio do forte, se você se fechar precisará de água também, portanto é muito bom ter maneiras de consegui-la:
- Coletando pela chuva: um sistema que coleta a água da chuva e filtra, bem planejado e bem montado, com certeza vai trazer muita água, colocando uma série de adaptações e muitos reservatórios você terá água pra tudo que precisar
- Poço: um poço bem fundo e com um motor bom vai gerar muita água também, sempre que precisar, assim não dependerá da empresa de água de sua cidade, mas lembre-se de não usar da energia da cidade, pois se ela falhar você fica sem!
- Caixas d'água: quanto mais caixas d'água, mais água armazenada!
- Economize!

Tendo toda essa água disponível você vai ter como fazer tudo na sua casa tranquilamente, principalmente caso algo aconteça e o abastecimento de água cesse.



4º - Produzir energia:
Continuando no conceito de um forte, de que adianta você se fechar e não ter energia? Criando uma série de adaptações pra sua residencia, logo ela poderá criar sua própria energia sem depender nem 1% da do município, ou você pode colocá-las apenas para os itens elétricos mais importantes na casa:
- Placas solares: mesmo sendo caras, se bem posicionadas, elas conseguirão muita energia que pode ser armazenada!
- Gerador eólico: Não, você não vai precisar instalar um daqueles "ventiladores" gigantes no quintal da sua casa pra todo mundo ver, existe uma série de geradores eólicos que são bem discretos e pequenos, que se colocados em locais táticos no telhado não atraem tanta atenção!
- Gerador por combustão: gerar energia queimando gasolina, lenha, ou outras coisa  pode manter sua casa com energia por um bom tempo!


5º - Ventilação e entrada de luz:
Eu sei que esse item parece besta, mas uma boa iluminação da casa e uma boa ventilação, economiza energia e melhora o ambiente, existem hoje portas que são muito seguras, elas abrem para cima e deixam uma porta de vidro que podem ser abertas então, você controla a iluminação e ventilação dos cômodos quando quiser, mas isso pode ser feito de várias formas.





6º - Armazenar alimentos e itens necessários:
Armazenar comida também vai ajudar e muito se você tiver que se fechar pra sobreviver, um estoque bom mantém a família bem alimentada por um bom tempo!
- Armazenar comida: Use várias táticas diferentes, engarrafar os grãos, estocar latas, não importa, vá aumentando seu estoque cada vez mais!
- Armazenar equipamentos: Machados, facas, roupas, sapatos, etc., esses itens são sempre necessários e você vai precisar deles!
- Armazenar itens necessários: gás de cozinha, kit de primeiros socorros, kit de sobrevivencia e essas coisas que podem ajudar caso o "bicho pegue"
- Armazenar armas e munição: independente da arma, sempre estoque ela e munição, você pode precisar!
- Armazenar dinheiro: uma boa quantia em dinheiro pode salvar sua vida caso você seja demitido ou necessite dele!



E essa foi a publicação de hoje sobre residencia auto sustentável, espero que tenham gostado, eu tive que pesquisar muito para poder trazer toda essa informação ao blog. Não se esqueçam de comentar ai em baixo. Obrigado.

~ Leonardo N. Ruiz

Um comentário:

Por favor, sejam educados. Obrigado por comentar! :)