domingo, 5 de agosto de 2018

Entendendo o Sawyer Mini

Olá pessoal, estou iniciando um conjunto de publicações no blog que deve falar sobre purificação e obtenção de água, eu quero ser um pouco mais aprofundado nesses quesitos para que possamos entender melhor os objetos que usamos no nosso "dia-a-dia" da preparação, trilhas, acampamentos, pescarias e o que mais você fizer relacionado à área.




Bem, aposto que a grande maioria de vocês já deve ter ouvido falar sobre o filtro Sawyer Mini. Ele é um filtro bastante potente que ficou famoso na área da sobrevivência por filtrar cerca de 100.000 galões americanos de água, o que equivale à, aproximadamente, 380.000 litros de água, tudo isso sem precisar trocar nenhuma peça. Convenhamos, é muita coisa!

Eu tenho notado que falta, na área da preparação e sobrevivencialismo, um pouco mais de conhecimento aprofundado sobre certas coisas. Muitos de nós temos ou gostaríamos de ter um filtro como esse, pois ele promete limpar a água de inúmeros micróbios. Porém, nós apenas confiamos nas informações do fabricante ou apenas testamos o gosto da água e colocamos nossa confiança sobre um produto, como se ele fosse milagroso. Por conta disso, hoje eu venho até vocês para explicar o funcionamento do filtro e dizer se ele é ou não é eficaz.

De acordo com o fabricante, 99,99999% das bactérias (salmonela, cólera e E. coli) e 99,9999% dos protozoários (cryptosporidium e giárdia). Contudo, vamos analisar com calma o poder desse pequeno.


O filtro da Sawyer Mini funciona assim, são microfibras que funcionam como uma peneira, barrando qualquer tipo de objeto ou ser que seja maior que os seus "furos". Esses furos dele possuem 100 nanômetros de tamanho, o que é absurdamente pequeno. Para vocês terem uma ideia, 100 nanômetros são 0,0000001 metro. É até difícil de imaginar algo tão minúsculo. 

Inclusive, nem os microscópios comuns enxergam essa pequenez! Para enxergar partículas tão pequenas, nós precisaríamos de um ultramicroscópio. O filtro é tão pequeno que ele é chamado de ultrafiltro, perdendo apenas para os filtros médicos, que são MUITO potentes, mas precisam de maquinários para funcionar. Como esse a baixo.
Mas observar o tamanho do filtro não ajuda em nada se não observarmos o tamanho das coisas que ele promete filtrar, correto? Então vamos lá!
(Lembrando, o filtro barra qualquer coisa maior que 100 nanômetros)

  • Bactérias: Possuem um tamanho que varia de 200 nanômetros à 5000 nanômetros. Então, pelo menos a maioria absoluta das bactérias ele vai filtrar (as fontes de pesquisa estarão todas no final da postagem). Ou seja, realmente, 99,9% das bactérias seriam filtradas no processo.
  • Protozoários: São superiores a 200 nanômetros. Ou seja, mais um grupo que não passará, em sua grande maioria, pelo filtro. Logo, realmente 99,9% dos protozoários serão filtrados.
  • Vírus: São maiores que 20 nanômetros, ou seja, alguns vírus poderiam passar pelo filtro facilmente. O vírus da Hepatite A, por exemplo, tem 27 nanômetros e pode ser adquirido por ingestão de água contaminada. Há diversos vírus que podem adentrar seu corpo da mesma formal. Logo, o filtro não é eficiente contra tais seres.
  • Metais pesados: São substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, bário, cobre, etc. Após longas horas de pesquisa, eu não cheguei a resultados muito conclusivos. Conversei com químicos, li artigos e sites brasileiros e norte-americanos. Porém, Lendo materiais de química eu pude observar que a maioria desses metais, quando estão na água, encontram-se na forma de íons e, portanto, têm menos que 100 nanômetros. A conclusão que eu cheguei é que o filtro até pode conseguir filtrar alguns metais pesados, mas vários podem passar, portanto, não posso garantir que o filtro conseguirá limpar a água de tais resíduos.
  • Radiação: Substâncias radioativas se encontram em forma de moléculas (ligações de átomos) ou átomos propriamente ditos, por conta disso, em sua grande maioria, eles possuem um tamanho menor do que 100 nanômetros. Logo, o filtro não será capaz de retirar radiação da água.
  • Água salgada: As águas dos oceanos e mares são salgados, pois, nelas se encontram inúmeros minerais dissolvidos (a água doce também possui esses minerais mas em menor quantidade, por isso não sentimos um gosto salgado quando a bebemos). Esses sais dissolvidos na água ficam com tamanhos de 0 a 1 nanômetro (em geral). Portanto, não use o filtro para beber água do mar, pois ele NÃO É UM DESSALINIZADOR! 
Após tudo isso nós podemos chegar a uma conclusão. O filtro cumpre sim suas promessas, podendo livrá-lo de inúmeras doenças de águas contaminadas. Porém, ele não é um objeto mágico que destrói tudo que nos faz mal, como visto mais acima, alguns vírus e substâncias tóxicas podem sim passar por ele. Isso não significa que ele é ruim, longe disso, já que existem poucos filtros com fibras menores do que 100 nanômetros e que podem ser usados com a praticidade que ele possibilita. Um filtro pequeno e portátil com capacidade próxima a de um usado em hospitais. Ou seja, ele é um excelente companheiro para suas aventuras, mas não se esqueça de checar se as águas do local que você vai possuem contaminação química de metais pesados ou coisas do gênero. É muito interessante que você leve água sanitária porque ela é capaz de matar alguns vírus. Assim, somando táticas de purificação, você poderá ter uma aventura muito mais tranquila e segura!




Espero que você tenha gostado da publicação. Não esqueça de comentar se tiver qualquer dúvida ou se quiser expor sua opinião. Sejam respeitosos! Obrigado! :)

Fontes:
Apostila pré vestibular COC (frente de química)
https://sawyer.com/products/mini-filter/
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/bacterias.htm
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/bacterias-2-estrutura-modo-de-vida-e-classificacao.htm
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/nutricao/bacterias/14905
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3136046/mod_resource/content/1/AULA%20BACT%C3%89RIAS.pdf
https://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=569
https://www.estudopratico.com.br/protozoarios-reproducao-doencas-e-caracteristicas/
https://biomania.com.br/artigo/protozoarios
https://www.euquerobiologia.com.br/2012/07/protozoarios-adaptacoes-especiais.html
http://www.geocities.ws/paschiavo/tam.html
http://revistaonlineilustradabrasileira.blogspot.com/2011/01/virus-tamanho-e-formas.html
https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/02/os-maiores-virus-ja-descobertos-sao-brasileiros-conheca-os-tupanvirus.shtml
https://www.roche.pt/hepatites/hepatitea/virus.cfm
https://www.mdsaude.com/2012/01/doencas-da-agua.html
https://www.lenntech.com.pt/processos/pesado/remocao-metais-pesados.htm
http://blogdosinventores.com.br/metodo-de-remocao-de-metais-pesados-de-agua/
https://www.earth.com/news/filters-remove-heavy-metals-water/
https://www.futurity.org/filters-metals-water-1498012/
http://news.rice.edu/2017/07/27/heavy-metals-in-water-meet-their-match-2/
https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Lead_2__#section=Chemical-Vendors
https://pt.slideshare.net/xnathyx1/radiao-na-gua
http://www.portalmacauba.com.br/2013/05/o-carvao-ativado-remove-materiais.html
http://www.saudeintegral.com/artigos/agua-sanitaria-e-o-desinfetante-mais-eficaz.html
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/11/131117_agua_sanitaria_tratamento_pele_lgb


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, sejam educados. Obrigado por comentar! :)