sábado, 24 de janeiro de 2015

E se a água acabar?

Bom galera, hoje, venho me apresentar mais informalmente para vocês (não me levem a mal), pois venho com uma possível má notícia, tenho visto muito por ai o pessoal falando de uma possível seca... eu QUERIA chegar aqui e dizer, "ah galera, pra que se preocuparem, o governo não vai deixar que isso aconteça" mas nós sabemos que isso ai é pura ficção, e também sabemos que as chances do governo arrumar essa cagada são mais baixas que o nível atual do cantareira. Eu vim pesquisando de uns dias pra cá e posso afirmar que o que eu li não é muito positivo, eu vou tentar resumir tudo;





Bem, a primeira parte de tudo já está acontecendo, A SECA, esse é o início de talvez uma situação muito ruim, locais que abastecem grande parte da população de São Paulo estão cada vez mais secos, e que consequências isso teria? Bom, se você acha que seria só a sede (e olha que esse não é um probleminha não hein) você está muito enganado, se essa seca continuar uma série de outras cagadas vão vir, e uma em cima da outra, cada vez piores, e cada vez mais frequentes. A partir de agora eu vou esclarecer os possíveis acontecimentos que se dariam caso essa seca se alastre, eu sei que o governo ainda tem algumas "cartas na manga" como o 3º volume morto (só que não estão autorizados a usá-lo \o/) ou começar a puxar água de outros reservatórios, mas eles mesmos já disseram que ambas seriam alternativas de Curto Prazo, e o nosso amigo o Jerson Kelman, o novo presidente da Sabesp tem um recadinho para nós: "Seria irresponsabilidade olhar para frente com otimismo" "Temos que nos preparar para o pior" O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compaO material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:(((http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sao-pedro-tem-errado-pontaria-diz-novo-presidente-da-sabesp,1617594, então vamos rezar pra que esses reservatórios encham...




Bom, acho que agora o negócio já vai esquentar mais, se o governo realmente tomar essas medidas e conseguir adiar a falta de água, (mas só adiar, e não resolver), nós vamos ver algumas coisinhas "pegarem fogo", o que eu quero dizer com isso? Olha, se o volume morto for mesmo ativado ou usar o volume de outras represas, isso seria apenas para consumo humano, as industrias e o comércio não receberiam essa água, e isso geraria por exemplo em um restaurante, uma grande merda, talvez até falência de muitos estabelecimentos, (e esse negócio de consumo humano, eu não estou brincando não galera, eu estou falando por que tenho certeza disso), e isso tudo geraria desemprego também, daí a energia iria ficar  (ops, quero dizer está ficando) cada vez mais cara e isso também traria muitas outras merdas. O que temos até agora? Seca, racionamento de água, desemprego (que gera fome), energia mais cara, e então alguns moradores já iriam  começar a abandonar a cidade para tentar uma vida melhor em outro local. Essa é a segunda fase.




E é na terceira faze que podemos começar a considerar o "caos"... imagine comigo, uma cidade com milhões de moradores, rodeada por outras cidades com mais muitos moradores, onde a violência já comia solta, é... agora vai ser letal, nessa altura do campeonato a água já seria escassa, o governo não conseguiu controlar, a energia puramente (ou quase) vindo de outros recur$o$, e com a falta de água, as industrias e comércios de portas fechadas, o desemprego se alastrando, a fome e sede se espalhando e agora um problema que poucos lembram, mas que seria um grandessíssimo problema, o saneamento básico já não funcionaria mais... Descarga? Lavar as mãos? Escovar os dentes?             N-A-D-A, sua privada parada fedendo, o chuveiro não mais funcionando, a pia então... nessa hora muitos sairiam da cidade, mas ainda muitos ficariam, a violência aumentaria a níveis alarmantes, saques, e tudo viraria uma grande merda, a quarta faze eu não vou nem citar, afinal vocês já sabem que daí em diante, se a água não voltar e tudo não ser restabelecido, vai ficar cada vez pior, mais mortes, mais sede, mais desemprego, e mais tudo de ruim que você conseguir pensar. Ah, eu nem citei uma coisa importante, bem, era só um boato: "quando há falta de água, os presídios tem que soltar os presos", olha, eu ainda não consegui a confirmação absoluta disso, mas tenho conhecidos que trabalham na penitenciaria que disseram que isso PODE SER POSSÍVEL, não quer dizer que seja, mas pense, em uma crise, sem água e sem nada, você acha mesmo que os presos iriam ficar presos? E não adianta ficar aí se convencendo do contrário; se o governo não conseguir levar essa seca atual para outro caminho esse é o futuro, eu fiz essas previsões com base em muitas pesquisas e fiz em fontes confiáveis.



  


Mas então o que faremos?? Olha, eu acho que ainda existem esperanças de que isso passa, mas também acho que vale a pena se prepararmos, ter água estocada, comida, reforçar a segurança de sua casa , tentar ser autossustentável, ter como se defender, traçar uma rota de fuga para um lugar seguro (mesmo que você não tenha um B.O.L. lá, mas que pelo menos dê para acampar), ou seja, as coisas basicas da preparação, eu recomendo que você já comece a construir um plano, se pretende ficar, o que fazer? se pretende sair, para onde? como? Se você já planejar essas coisas vai ficar bem mais fácil depois.


OBS.: Galera eu estou fazendo uma simulação baseada em pesquisas do que pode acontecer se a falta de água não for controlada e chegar a níveis críticos, recomendo a vocês a pesquisarem mais também.

Obrigado por ler essa matéria, desculpe a informalidade, espero que gostem, gastei horas e horas para fazer essa matéria para o blog, não se esqueça de comentar aí em baixo!











sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Comida, você consegue obtê-la?

Muitos de nós acabam esquecendo da importância de saber coletar comida, muitos acham que apenas um estoque pode ajudá-los, bom, realmente pode, mas até quando?
Saber como se obter a comida é algo muito importante e precisa ser levado a sério.



O estoque de comida realmente deve ser considerado, em crises temporárias esse recurso pode salvar sua vida, se misturado a um B.O.L. seguro então, melhor ainda, um estoque bem feito, bem pensado e que dure o máximo possível, um estoque bom e protegido, mas esse recurso acaba com o tempo, afinal, você não consegue estocar comida que dure 50 anos para uma família de 3 ou mais pessoas, essa comida irá acabar e você terá que arranjar outros meios para consegui-la, para isso, terá que sair da teoria...



Bom, isso nos leva automaticamente a outros assuntos, a caça, a pesca, a criação de animais, coleta de vegetais no mato e ao plantio, vamos falar um pouco de cada um, sendo o primeiro o plantio: Quando falamos de plantio, muitos vão pensar, "ah, eu tenho uma hortinha em casa com algumas coisas", mas meu caro, você acha mesmo que essa hortinha vai ajudar muito uma família em uma crise? Quando eu digo plantio é subsistência mesmo, algo mais pesado, obviamente, uma hortinha em casa já é um começo, mas nada demais, talvez quem sabe começar a plantar arvores frutíferas e verduras no seu quintal ou em um terreno? Mas isso terá uma utilidade maior se for feito junto de um estoque de alimentos, mesmo assim, essa pequena plantação ainda não pode manter você e sua família direito, então deve ser associada à caça, pesca e a criação de animais, outra alternativa muito boa seria você, em uma chácara ou no seu B.O.L. (ou onde puder fazer, que tenha acesso) é fazer uma "mini-plantação", onde você pode cultivar verduras e legumes, criar arvores frutíferas e fazer uma bela de uma horta, além de usar a caça, pesca... Esse plantio em maior porte pode sim suportar uma boa quantidade de pessoas, mas exige tempo, disposição e muito, MUITO esforço.





A caça também é extremamente importante, muitos deixam ela de lado, por dó (não conseguir matar os animais), ou por achar difícil, mas ela é extremamente importante, se você achar um bom local, ela pode te manter com comida por muito tempo, mas isso depende de muitas coisas, não é só pegar um arco e falar "vou caçar, falou!" para caçar é necessário um conjunto de habilidades, caçar com arco (ou besta) é relativamente melhor, pois essas armas matam silenciosamente e não destroem o couro do animal, mas a arma, quem escolhe é o caçador, desde que saiba usa-la, claro; outro coisa que pode ajudar na obtenção de animais são armadilhas, saber faze-las é algo realmente muito bom, mas nem sempre funcionam...saber rastrear os animais, ver por onde passaram, quais passaram também é uma habilidade muito útil e que pode facilitar o processo, ou também, um cão de caça, que eu considero como uma das melhores opções, afinal ele sozinho localiza, mata e traz a caça até você (obviamente, se for treinado para tal) ou até mesmo um falcão, esse é meio "viajado" porque aqui é meio difícil ter um falcão e treiná-lo para caçar e também deve ser caro, mas...



A pesca é outro tópico que devemos colocar tona, ela é esquecida por alguns, mas convenhamos é uma das mais fáceis de fazer... você não precisa saber o nome de todos os peixes do mundo e nem ter 400 varas de pesca ou um super radar de pesca (apesar disso ajudar), o que você precisa é ter um conhecimento básico dos peixes da sua região e saber quais são venenosos ou perigosos, e ter um equipamento de pesca, uma vara desmontável com algumas linhas, anzóis e chumbinhos, nada demais, e se achar um rio, lago, açude, riacho, ou seja lá o que for, muito provável que consiga comida!





A criação de animais apesar de precisar de um pouco mais de investimento e de tempo, é uma boa maneira de se conseguir carne, mas não se pode se apegar aos animais, nem dar-lhes nomes ou coisas do tipo para que se consiga matá-los, esse meio é muito bom, pois produz muita comida, por exemplo: criação de galinhas, nos dá ovos e carne, criação de vacas, nos dá couro, leite, carne e os chifres (possuem muitas utilidades), e muito mais.




Outra coisa que também esquecemos mas que é de muita importância é a coleta de vegetais no meio ambiente. Eu sei que esse meio não gera muita comida e tudo mais, porém ele pode te dar uns dias a mais de alimento, exemplo: "hoje é o 5 ano de crise, já estou sem comida no estoque, atacaram meu B.O.L. e levaram tudo o que tinha, estou passando fome a 4 dias, mas hoje consegui algumas plantas, acho que me darão um pouco mais de calorias e posso ir até o local x, lá arranjarei comida", nesse exemplo, mesmo que um pouco fantasioso, pode sim ocorrer, e mostra claramente que esse conhecimento pode nos ajudar, e muito em uma situação de crise, ou caso você se perca.





Mas obviamente esses meios nada lhe servirão se você não estudá-los e praticá-los, também é necessário que você saiba acender o fogo e cozinhar, que você saiba temperar os alimentos e tenha coragem de matar e limpar os animais, mas isso é assunto de outra hora.

Essa foi a 1º postagem de 2015, então, feliz ano novo! Obrigado pelas quase 1.200 visualizações no blog, eu sei que é pouco, mas para 2 meses de vida... isso me deixou muito animado, eu agradeço de coração!

Lembrando que sua opinião é de extrema importância, então não se esqueça de comentar ai em baixo o que achou, ou se eu esqueci algo, pode colocar também!

Sobrevivam!